Torneira - Discussões Literárias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Suspensão da Crença

3 participantes

Ir para baixo

A Suspensão da Crença Empty A Suspensão da Crença

Mensagem por joaofld Sáb 30 Mar 2013, 17:29

Vocês chegaram a ficar sabendo disso aqui? É um argumento interessante. Dá pra viajar na maionese.

Resumo do ao redor: um cara estava se mudando para uma casa nova e precisava comprar alguns móveis. Ele buscou na internet e achou um senhor que estava vendendo móveis e objetos baratos. O cara comprou algumas coisas. Dentre essas coisas, estava uma caixa de madeira a que ele só deu atenção algum tempo depois (como em toda história desse tipo). Abriu a caixa com alguma dificuldade e dentro encontrou algumas fotos e um rolo de filme, que um amigo identificou como sendo 8mm. Encucado para saber o que havia no filme, o cara recorre à internet para comprar um projetor 8mm e assim poder, finalmente, saber o que tem nele. O que ele diz é que o conteúdo é perturbador.

Assistam ao vídeo de deem sua opinião.



Fotos:

Imagem com todas as fotos

A Suspensão da Crença Bitterroot-photos-all

Pessoa estranha segurando uma bengala. Parece que a pessoa está olhando algo. (Strange Character holding a cane. It looks like he/she is watching at something.)

A Suspensão da Crença Bitterroot-photos-1

Vocês podem ver mais no site.

Como já faz mais de ano, parece que a coisa não deu em nada. O cara diz que não é um viral ou divulgação de filme, mas, pelo que andei lendo, esse é o modo mais comum de agir.

Confesso que fiquei com um pouco de medo do vídeo (passei o dia vendo coisas sobre o assunto terror, então estou um pouco impressionado) e não vi o pedacinho final por inteiro.

O assunto me interessou. E pode render uma boa história.

Mas, outra coisa chamou minha atenção: parece que no mundo do terror, a participação do leitor é algo muito importante. Fazendo essas leituras, descobri que tem um livro fazendo muito sucesso nos EUA por que suas histórias exigem a participação do leitor. Como no conto traduzido a seguir:

A Mágica - Medo B

A reflexão é: estamos passando para um outro nível de arte, em que a "4ª parede" do livro é quebrada? Está havendo uma reavaliação da participação do leitor?

Isso me parece influencia do RPG.

Mas, o mais interessante é como no mundo do terror a suspensão de crença é o objeto mais atingido. Lembro, por exemplo, da propaganda boca a boca do Atividade Paranormal e da própria realização do filme, que quebra com determinadas regras para fazer com ele se pareça o mais possível com um filme caseiro.

Página no Facebook: The Bitterroot Footage

The Bitterroot Footage
joaofld
joaofld

Mensagens : 71
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 41
Localização : Fortaleza, Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

A Suspensão da Crença Empty Re: A Suspensão da Crença

Mensagem por Jauch Dom 31 Mar 2013, 15:16

Parece MESMO tentativa de fazer um viral... lol
Mas terror não é minha vertente preferida...
Aliás, não gosto nada... huahuahuahu
Assisti "Alien" quando passou a primeira vez na televisão, numa segunda-feira (Tela-Quente), e tenho pesadelos até hoje... huahuahuahua
Jauch
Jauch

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

A Suspensão da Crença Empty Re: A Suspensão da Crença

Mensagem por joaofld Qua 03 Abr 2013, 22:35

Eu preciso corrigir algo: não é suspensão de crença, nesse caso. Nos textos de terror, o que acontece é nós acreditamos, até demais.

No caso, seria uma suspensão da descrença!
joaofld
joaofld

Mensagens : 71
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 41
Localização : Fortaleza, Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

A Suspensão da Crença Empty Re: A Suspensão da Crença

Mensagem por Maurem Kayna Qui 11 Abr 2013, 14:43

também não tenho intimidade com o gênero terror (ainda não pude ver o vídeo), mas lembro que quando li aqueles 50 contos fantásticos selecionados por Calvino, havia um bloco que se enquadrava como... e eles perturbaram meu sono durante e algum tempo após o período da leitura...
Maurem Kayna
Maurem Kayna

Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/03/2013
Localização : Guaíba - RS

http://www.mauremkayna.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Suspensão da Crença Empty Re: A Suspensão da Crença

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos