Porque Você Precisa de um Fórum Literário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

24032013

Mensagem 

Porque Você Precisa de um Fórum Literário?




O tempo do escritor, mesmo do escritor na era da velocidade, não é o mesmo do leitor. Infelizmente, vivemos em um mundo cada vez mais focado no leitor, criando uma pressão sobre o escritor que lhe dificulta a criatividade.

Os primeiros anos da internet foram relativamente produtivos para os escritores porque as ferramentas que eles utilizavam eram ferramentas “lentas”: as listas de discussão por e-mail e os blogs, principalmente. Mais tarde surgiu o Orkut, que adicionou um pouco de velocidade mas não impossibilitou a criação. Na verdade o Orkut até dinamizou o processo criativo, ao facilitar o contato do escritor não só com os seus leitores potenciais, mas também com outros escritores e com pessoas, escritores ou não, que estavam disposta a ler e comentar, ajudando o desenvolvimento do talento do autor.

Infelizmente, o progressivo esvaziamento do Orkut coincidiu com a ascensão de novas redes sociais que são muito avessas ao tempo do fazer literário. Tanto no Facebook quanto no Plus, que são as redes que estão “bombando” atualmente, as configurações impedem que as discussões literárias sejam proveitosas:

  1. O ocultamento automático de comentários abaixo da postagem inicial faz com que esta tenha um nível hierárquico inquestionado. Você posta, as pessoas comentam e somente a sua postagem inicial fica visível. Isto já é ruim para debates em geral, pois fecha o tema a qualquer correção ou divergência posterior, mas é especialmente nefasto para a literatura, pois torna cansativo o acompanhamento dos tópicos, impedindo que discussões acaloradas e criativas aconteçam.
  2. Os grupos do Facebook e as novas comunidades do Plus não possuem as ferramentas de moderação de comentários tão bem desenvolvidas quanto no Orkut, o que aumenta as arbitrariedades da moderação e fazem com que os visitantes não saibam como as coisas funcionam.
  3. Em ambas as redes as postagens desaparecem após um tempo, não sendo possível recuperar discussões antigas, como é possível no Orkut. Além disso, estas postagens não são indexadas pelas ferramentas de busca, dificultando que futuramente os autores exibam textos que postaram. Fica difícil confiar de exibir um texto sendo que ele depois desaparecerá: se alguém o plagiar, não haverá como impedir.

Por estes e outros fatores, um fórum literário se tornava necessário. Não importa que a ferramenta fórum seja menos utilizada, não importa que muitas pessoas a considerem ultrapassada (ela não é). Ao manter arquivo de todas as postagens e oferecer uma interface sequencial para a leitura do tópico e de seus comentários, o fórum permite que exista um tipo de debate literário muito parecido com o que existia no Orkut e, antes dele, nos grupos de discussão via e-mail. Além disso, o “tempo” de um fórum é mais tolerante com o processo de criação, exercendo menos pressão sobre o autor. Aqui, ao contrário do Facebook, não é necessário produzir um factoide a cada vinte segundos para ser popular: seus textos ficam aparentes a quem os queira ler, enquanto o fórum durar. E são, adicionalmente, indexados pelas ferramentas de busca e arquivados pela Wayback Machine.

Então aqui é o lugar para os escritores, amadores ou profissionais, virem mostrar o que andam escrevendo e comentar o que os outros escrevem. É o lugar para os que gostam de comentar literatura, mesmo que não escrevam, é o lugar para quem gosta de ler, comentando ou não, textos inéditos, novos, textos que apontam para o futuro da literatura nacional, e para um presente que fica abaixo do radar da mídia.

Venha aderir à Torneira literária da internet.
avatar
JGGouvea

Mensagens : 19
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 44

Ver perfil do usuário http://letras-eletricas.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum