Torneira - Discussões Literárias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Má escrita é mau gosto ou é maldade?

5 participantes

Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por joaofld Seg 25 Mar 2013, 11:43

Por Astro Miau

"O mundo é um lugar infernal, e a má escrita está destruindo a qualidade do nosso sofrimento."

“The world is a hellish place, and bad writing is destroying the quality of our suffering.”

— Tom Waits

O trem vai chacoalhando e as palavras se embaralham aos solavancos. É muito rápido este local onde trocamos nossas idéias e inventamos o nosso produto. E agorinha, em 2013, não me importo de ler abreviações, silogismos, mal emprego de palavras. O que me afeta mais é o mau escritor, que não consegue despertar de sua simplicidade. Está trabalhando mal. Não está pensando nas pessoas que podem ler seu trabalho. Quero dizer, está pensando sim, pois segue o caminho mais fácil, o da repetição. "Vou reproduzir aquilo, vou pegar um pouco disto, este, este e esse; vi algo bom ali. Epa, lembrei-me de algo que vi na infância. Serei o replicante, só que com minha marca."

O escritor indelével é o lobo mau, mau profissional, mal treinado. E mal sabe deste panorama. Antes de encher sua caçamba literaria de recortes mal costurados, você precisa conversar comigo. Te mostro o caminho. Não cobro. Mentira. Desminto. Eu como os "erres". De propósito. Maldade ou mau gosto?

Por joaofld

Olá, Astro!

Seja bem vindo ao fórum!

Será que você poderia criar este tópico no espaço para ele, no Crítica e Teoria, pois a discussão que você propõe, está relacionada a esse fórum. Mais especificamente ao fórum de Teoria.

Abraços!

Por joaofld

Olá, novamente, Astro!

Eu movimentei o tópico para cá!

Abraço!

Por joaofld

Olá, pela terceira vez.

Astro, como você classifica o seu texto? Ficção ou Não Ficção?

Pois, a princípio, pensei se tratar de uma reflexão sobre a qualidade da escrita (uma reflexão sobre a literatura e de fora dela) e, depois de ler, pensei ver ali, quando o narrador se posiciona, um texto literário.

Pois esse é um ponto importante: o que o autor diz que seu texto é. Acho que isso é uma boa discussão. Eu tenho algumas reflexões à respeito, mas gostaria de ouvir a sua opinião.

E respondendo à sua pergunta: não seria, talvez, falta de reflexão?

Abraço!

Por Astor Miau

Não Ficção. hehehe. Mas sim, relendo, parece que está no limiar.

Então, vc já colocou o tópico no lugar correto ou eu apago e refaço? Não entendi.

Por joaofld

Não precisa mais mexer, pois eu já o fiz. Coloquei o seu tópico no fórum correto.

Agora, só relaxa e aproveita. Very Happy


joaofld
joaofld

Mensagens : 71
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 41
Localização : Fortaleza, Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Re: Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por Maurem Kayna Seg 25 Mar 2013, 21:45

Lendo essa provocação que fica mesmo no limiar entre discussão literária e uma ficção com pitadas de crítica... lembrei de uma das conferências de Calvino naquele livro Seis propostas para o próximo milênio... Justamente o que discute a exatidão de um texto... Acho que vale muito a pena ler. Mas sobre a provocação, penso que é um pouco ilusório pensar em originalidade de um autor depois de tantos séculos de histórias contadas e re-contadas... penso que sim... o que conta é realmente o modo particular como se consegue contar uma determinada ação (ou mesmo não-ação)... ainda que muitas vezes certo tema que não me interessa possa lhe desperar grande interesse.
Maurem Kayna
Maurem Kayna

Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/03/2013
Localização : Guaíba - RS

http://www.mauremkayna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Re: Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por Jauch Ter 26 Mar 2013, 09:24

Penso que a questão principal nem seja a da "originalidade" em seu sentido mais restrito, de algo completamente novo.

Antes, penso que o problema com o nosso querido escritor malvado, ou melhor, bonzinho, pois o malvado é o que te faz pensar, é que ele não está preocupado com o leitor.

Sim, pareço incoerente. Sim, eu sei. O nosso querido escritor, perdido em um mundo em que nada dura mais do que 30 segundos, e só com sorte que o consegue, busca facilitar a vida ao leitor.

Não. Isso é o que ele diz. Isso é o que ele pensa. Isso é no que ele acredita. Mas ele está cego. A única coisa que lhe importa verdadeiramente é tornar-se.
Rico, famoso e bonito. A perfeição encarnada.

O cinema, a mídia e os professores de literatura conseguiram convencê-lo que o caminho para a perfeição é tornar-se escritor. Mas esqueceram de dizer-lhe que escrever não é copiar.

É suar sangue.

Mas isso ele não quer... Razz
Jauch
Jauch

Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Re: Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por Astro Miau Ter 26 Mar 2013, 10:15

É maldade + mau gosto. Então!

Astro Miau

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Re: Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por Maurem Kayna Ter 26 Mar 2013, 10:59

E essa maldade mesclada com mau gosto é sublinhada por um profundo umbiguismo, me parece.
Concordo com Jauch quanto à aparente facilitação. O tipo de fácil entregue por esse mau escritor não beneficia ninguém, muitas vezes nem seu próprio bolso.
Maurem Kayna
Maurem Kayna

Mensagens : 23
Data de inscrição : 24/03/2013
Localização : Guaíba - RS

http://www.mauremkayna.com

Ir para o topo Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Re: Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por RicK Falco Sex 13 Set 2013, 18:04

Vamos suar sangue suado, então...! Wink 
RicK Falco
RicK Falco

Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/03/2013
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro

http://www.subterfugio.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Má escrita é mau gosto ou é maldade? Empty Re: Má escrita é mau gosto ou é maldade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos